segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Provão 5º ano e 8º ano[2008]

CIEP Brizolão 252 – João Baptista Caffaro
Aluno(a): ______________________________
nº: _______ 6º ano Turma 603

SIMULADO 2008

1-(Saresp) Eu tenho 1320 figurinhas. Meu primo tem a metade do que tenho. Minha irmã tem o triplo das figurinhas do meu primo.Quantas figurinhas minha irmã tem?
a) 1900 b)1930 c)1940 d)1980 e)2000


2-O preço de 3 CDs é R$ 42,00. Logo, o preço de 4 CDs é:
a)R$ 28,00 b)R$ 58,00 c)R$ 56,00
d)R$ 60,00 e)R$ 80,00

3-(Olimpíada Brasileira de Matemática) João é mais velho que Pedro, que é mais novo que Carlos: Antônio é mais velho do que Carlos, que é mais novo que João. Antônio não é mais novo do que João e todos os quatro meninos têm idades diferentes. O mais jovem deles é:
a)João b)Pedro c)Carlos d)Antônio e)n. d. a.

4-Um gato come 5 ratos por dia. Quantos ratos 5 gatos comem em 5 dias?
a)15 b)25 c)125 d)625 e)10

5-(Olimpíada de Matemática) No sistema decimal de numeração, um número tem 3 classes e 7 ordens. Então, esse número tem:
a)3 algarismos b)7 algarismos c)10 algarismos
d)21 algarismos e)4 algarismos

6- O conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem em determinada região formam uma:
a) biosfera.
b) nicho ecológico.
c) ecossistema.
d) população.
e) bioma.

Observe a cadeia alimentar a seguir para responder as questões 7 e 8:

7- Quem são os produtores?
a) a raposa b) as plantas c) o esquilo
d) o pássaro e) o rato

8- Na teia alimentar representada na figura acima, rato, pássaro e esquilo são:
a) produtores. b) decompositores. c) carnívoros.
d) parasitas. e) herbívoros.



9- A relação entre o homem e lombrigas é uma relação de:
a) parasitismo b) amensalismo c) predação
d) mutualismo e) sociedade

10- É a paisagem que não sofreu interferência do homem. Por exemplo, uma praia deserta:
a) Paisagem política. b)Paisagem natural.
c) Paisagem geográfica. d)Paisagem elementar.
e) Paisagem industrial.

11- É o ponto do espaço que tem algum significado para nós, para a nossa vida:
a) O cume do monte Everest. b)Paisagem natural.
c)Espaço geográfico. c)Paisagem elementar. e)Lugar.

12- Unidade de conservação de onde podemos extrair os recursos, de maneira responsável, sem destruir:
a)Unidade de uso sustentável. b)Unidade de proteção integral.
c)Unidade de uso descontrolado. d)Unidade de uso industrial.
e)Unidade de proteção religiosa.

13- Os quatro pontos cardeais são:
a)Noroeste,sudoeste, nordeste e sudeste.
b)Nor-nordeste, sul-sudeste, nor-noroeste e sul-sudoeste.
c)Norte, sul, leste e oeste.
d)Nordeste, sul, leste e sudoeste.
e)Nordeste nor-nordeste, sul-sudeste e sudeste.

LEIA: Nature


Nature is colorful. Flowers are red, grass is green, the sun is yellow and clouds are white. All things in nature have colors. We must protect nature, water, animals and plants.

14- O texto acima cita algumas cores da natureza. Quais são elas?
a)preto e branco b)azul e verde c)vermelho e verde
d)azul e amarelo e)branco e rosa

15- Nature significa:
a)Maduro b)Natureza c)Animais d)Natural e)N.d.a.

16- Qual destas palavras significa um animal?
a)Flowers b)Colorful c)Dog d)Bag e)Tall

17- Identifique uma profissão
a)Nurse b)Eraser c)Pencil d)English e)Bike

18-As cores primárias são :

a)amarelo-esverdeado e azul-violetado.
b)verde, vermelho e verde-azulado
c)amarelo, vermelho e azul.
d)laranja e vermelho.

19-Em seus estudos ele constatou junto a alguns estudiosos que as cores adquiriam significados sociais que variam de cultura para cultura. Seu nome é :
a)Portinari c) Picasso

b) Ismael Pedrosa d) Van Gogh e) n.d.a

20-É correto afirmar que :

a)no oriente o verde é a cor da paixão.
b)no ocidente o vermelho é a cor da serenidade.
c)no orinte o azul é a cor da nobreza.
d)o amarelo é a cor mais claras das cores e se aproxima do branco.
e)N.d.a

21-Em relação a família real portuguesa é correto afirmar que:
a)ela chegou ao Brasil em janeiro de 1816.
b)ela chegou ao Brasil em janeiro de 1808.
c)ela chegou ao Brasil em março de 1816.
d)ela chegou ao Brasil em março de 1826
Leia o texto a seguir e marque com um X a única alternativa correta:

Desmatamento na Amazônia: corte ilegal de árvores
O desmatamento nas florestas brasileiras começou no instante da chegada dos portugueses ao nosso país, no ano de 1500. Interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa, os portugueses iniciaram a exploração da Mata Atlântica. As caravelas portuguesas partiam do litoral brasileiro carregadas de toras de pau-brasil para serem vendidas no mercado europeu. Enquanto a madeira era utilizada para a confecção de móveis e instrumentos musicais, a seiva avermelhada do pau-brasil era usada para tingir tecidos. Desde então, o desmatamento em nosso país foi uma constante. Depois da Mata Atlântica, foi a vez da Floresta Amazônica sofrer as conseqüências da derrubada ilegal de árvores. Em busca de madeiras de lei como o mogno, por exemplo, empresas madeireiras instalaram-se na região amazônica para fazer a exploração ilegal. Um relatório divulgado pela WWF (ONG dedicada ao meio ambiente) no ano de 2000, apontou que o desmatamento na Amazônia já atinge 13% da cobertura original. O caso da Mata Atlântica é ainda mais trágico, pois apenas 9% da mata sobrevive a cobertura original de 1500.
Embora os casos da Floresta amazônica e da Mata Atlântica sejam os mais problemáticos, o desmatamento ocorre nos quatro cantos do país. Além da derrubada predatória para fins econômicos, outras formas de atuação do ser humano têm provocado o desmatamento. A derrubada de matas tem ocorrido também nas chamadas frentes agrícolas. Para aumentar a quantidade de áreas para a agricultura, muitos fazendeiros derrubam quilômetros de árvores para o plantio. O crescimento das cidades também tem provocado a diminuição das áreas verdes. O crescimento populacional e o desenvolvimento das indústrias demandam áreas amplas nas cidades e arredores. Áreas enormes de matas são derrubadas para a construção de condomínios residenciais e pólos industriais. Rodovias também seguem neste sentido. Cruzando os quatro cantos do país, estes projetos rodoviários provocam a derrubada de grandes faixas de florestas. Espera-se que, no início deste novo século, o homem tome consciência destes problemas e comece a perceber que antes do dinheiro está a vida de nosso planeta e o futuro das gerações futuras. Nossos filhos têm o direito de viverem num mundo melhor.
22). Qual é o tema principal do texto?
a. Efeito estufa b. Mata Atlântica c. Desmatamento d. Floresta e. Pecuária
23). “Cruzando os quatro cantos do país, estes projetos rodoviários provocam a derrubada de grandes faixas de florestas.” O verbo em destaque indica que o fato ocorre no:
a. Presente b. Pretérito Perfeito c. Pretérito Imperfeito d. Futuro do Presente e. Futuro do Pretérito
24). Há no texto lido _____parágrafos.
a. um b. dois c. três d. quatro e. cinco
25). O desmatamento nas florestas brasileiras começou no instante da chegada dos portugueses ao nosso país, no ano de ...
a. 1900 b. 1900 c. 1800 d. 1500 e. 2000
26). Depois da ..., foi a vez da ... sofrer as conseqüências da derrubada ilegal de árvores.
a. Cidade / Floresta Amazônica b. Mata Atlântica / Cidade c. Amazônia / Mata Atlântica d. Floresta Amazônica / Mata Atlântica e. Mata Atlântica / Floresta Amazônica
27- O que são fósseis?
(a) é um pedaço do asteróide que extinguiu os dinossauros face da da face da terra.
(b) são vestígios apenas de plantas do período pré-histórico e n e nunca de animais.
(c) é a característica principal da sociedade sedentária do fi final do neolítico.
(d) é qualquer vestígio de plantas ou animais que foi preservado até os até os dias atuais.
(e) n.d.a

28-O que é uma comunidade nômade?
a) é uma comunidade que não tem paradeiro fixo. Vive migrando de região em região a busca de alimentos e melhores condições de vida.
(b) é uma comunidade que, graças à agricultura, pode viver em paz em uma determinada região. Essa comunidade tem moradia fixa.
(c) eram as comunidades que dependiam do fogo para se proteger contra os pterodátilos que atacavam a noite.
(d) comunidade que plantava alimentos em todos os lugares para que nunca faltasse comida.
(e) n.d.a

29-O que significa o termo paleolítico?
(a) pedra pedrada ou idade da pedra lasqueira.
(b) pedra nova ou idade da pedra antiga.
(c) pedra antiga ou idade da pedra lascada.
(d) pedra das cavernas ou idade da pedra rachada.
(e) n.d.a.
30-Assinale abaixo apenas o acontecimento que não ocorreu no período conhecido como neolítico.
(a) a invenção da agricultura.
(b) o início da prática da pecuária.
(c) a utilização dos metais.
(d) a apropriação do fogo.
(e) n.d.a






























































































































CIEP Brizolão 252 – João Baptista Caffaro
Aluno(a): ______________________________
nº: _______ 9º ano Turma 902

SIMULADO 2008
Leia o texto a seguir e marque com um X a única alternativa correta.
O desmatamento no Brasil




Há três importantes fatores responsáveis pelo desmatamento no Brasil: as madeireiras, a pecuária e o cultivo da soja. Como boa parte opera ilegalmente, principalmente na Amazônia, os estragos na floresta são cada vez maiores. No Brasil, os estados mais atingidos pelo desmatamento são Pará e Mato Grosso. Este último é o campeão em área desmatada, apesar de ter havido uma redução nos últimos anos. A média de madeira movimentada na Amazônia - de acordo com um relatório divulgado pelo Governo Federal em agosto de 2006 - é de aproximadamente 40 milhões de m³, incluindo madeira serrada, carvão e lenha. Desse total, apenas 9 milhões de m³ vieram de manejo florestal (previamente autorizado). O desmatamento é uma das intervenções humanas que mais prejudica a sustentabilidade ambiental na Amazônia. Na região amazônica, o desmatamento já removeu 17% da floresta original. Além disso, extensas áreas do bioma Amazônia abrigam florestas empobrecidas e degradadas por queimadas e exploração madeireira predatória. Despesas com a gestão ambiental representaram apenas 0,3% (R$ 96 milhões) das despesas orçamentárias públicas dos Estados da Amazônia Legal em 2005. Em contraste, as despesas orçamentárias com meio ambiente de toda a Amazônia foram oito vezes inferiores aos gastos efetuados pelo Estado de São Paulo em 2005.
O desmatamento no bioma Amazônia passou de 10%, em 1990, atingindo 17% em 2005. Entre 1990 e 2006, a área desmatada anualmente continuou elevada. Em média, a área desmatada subiu de 16 mil quilômetros quadrados, na década de 1990, para aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados entre 2000 e 2006. O maior desmatamento registrado na Amazônia ocorreu em 1995 (29,1 mil quilômetros quadrados). Em 2004, foi registrado o segundo maior desmatamento da história da região - 27,4 mil quilômetros quadrados. Em 2005, a área desmatada foi de 18,8 mil quilômetros quadrados, o que representa uma queda de mais de 30% em relação ao ano anterior. Em 2006, foi registrada uma queda ainda mais relevante no desmatamento da Amazônia (13,1 mil quilômetros quadrados). Nos últimos cinco anos, o Mato Grosso foi o campeão de desmatamento na região.
Os impactos ambientais causados pelo desmatamento são diversos e dentre eles está um problema ambiental bastante preocupante que é a emissão de gases de efeito estufa e a principal causa dos impactos de atividades humanas no sistema de clima é o uso de combustíveis fósseis nos países desenvolvidos. No entanto, o desmatamento está se tornando uma fonte muito importante de emissões de gases de efeito estufa. Estima-se que o desmatamento já seja responsável por 10% a 35% das emissões globais anuais, com algumas estimativas ainda mais altas. A principal fonte global de emissões por desmatamento é proveniente das florestas tropicais. O desmatamento tropical e a degradação das florestas são a principal causa de perda de biodiversidade no planeta e estão contribuindo para uma extinção em massa de espécies, em um índice 100 a 1.000 maior do que o que poderia ser considerado normal no tempo evolutivo. Estima-se que as mudanças climáticas, que é uma das conseqüências do desmatamento, possam afetar os ecossistemas e as espécies de diversas maneiras e, por esta razão, já são consideradas uma ameaça adicional à biodiversidade. Mas não são apenas o clima e a biodiversidade que são afetados pelo desmatamento. Milhões de pessoas que vivem e dependem das florestas também são dramaticamente ameaçadas. O desmatamento em regiões em desenvolvimento como a Amazônia, está freqüentemente associado à violência e ameaças contra os povos indígenas e comunidades locais e tradicionais, que são expulsas de suas terras. O trabalho escravo ou degradante também está ligado normalmente à destruição de florestas em diversos países. O desmatamento é, portanto, um enorme problema, com sérios impactos sobre o clima, a biodiversidade e as pessoas. Ações urgentes são necessárias para combater esse mal. Para ajudar a prevenir as mudanças climáticas perigosas é absolutamente necessário que se estabeleçam medidas eficientes contra o desmatamento tropical. Isto será importante não apenas para o clima do planeta, mas também para a manutenção da biodiversidade.
1. Qual é o tema principal do texto?
a. Efeito estufa b. Governo brasileiro c. Desmatamento d. Floresta e. Pecuária
2. Qual é o estado campeão em área desmatada no Brasil?
a. Rio de Janeiro b. Mato Grosso c. Pará d. São Paulo e. Minas Gerais
3. O maior desmatamento registrado na Amazônia ocorreu em 1995 com cerca de:
a. 29,1 mil quilômetros quadrados b. 2,91 mil quilômetros quadrados c. 18,8 mil quilômetros quadrados d. 1,88 mil quilômetros quadrados e. 13,1 mil quilômetros quadrados
4. O desmatamento é, portanto, um enorme problema, com sérios impactos sobre:
a. o ambiente, o tempo e os seres humanos. b. o clima, as pessoas e o ambiente. c. o clima, as pessoas e o ambiente. d. o clima, a biodiversidade e as pessoas. e. o ambiente, a biodiversidade e as pessoas.
5. Um problema ambiental bastante preocupante é ... e a principal causa dos impactos de atividades humanas no sistema de clima é ... nos países desenvolvidos.
a. o uso de combustíveis fósseis / a emissão de gases de efeito estufa b. as queimadas / o desmatamento c. o uso de combustíveis fósseis / o desmatamento d. o desmatamento / as queimadas e. a emissão de gases de efeito estufa / o uso de combustíveis fósseis

6- O número √48 corresponde a:
a) 7 d) 6√2
b) 2√3 e) 4√3
c) 3√2

7- Considere as afirmações:
I) √2 . √32 = 8
II) √a . √a = a
III) √98 : √2 = 7
IV) √81 : √3 = 3
Quantas são verdadeiras?
a) 0 d) 3
b) 1 e) 4
c) 2

8- O valor da expressão 6√7 . 7√6 é :
a) 13√13 d) 1
b) 42√13 e) 42√42
c) 13√42

9- O resultado da expressão ( √7 )2 + ( √2 )6 é :
a) 57 d) 7√2
b) 11 e) 23
c) 15

10- A expressão √5 . √8 é igual a:
a) √13 d) 10√2
b) √14 e)5√2
c) 2√10

11- O governo Rodrigues Alves (1902-1906) foi responsável pelos processos de modernização e urbanização da Capital Federal - Rio de Janeiro. Coube ao prefeito Pereira Passos a urbanização da cidade e ao Dr. Oswaldo Cruz o saneamento, visando a combater principalmente a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Essa política de urbanização e saneamento público, apesar de necessária e modernizante, encontrou forte oposição junto à população pobre da cidade e à opinião pública porque:

a) mudava o perfil da cidade e acabava com os altos índices de mortalidade infantil entre a população pobre.
b) transformava o centro da cidade em área exclusivamente comercial e financeira e acabava com os infectos quiosques.
c) desabrigava milhares de famílias, em virtude da desapropriação de suas residências, e obrigava a vacinação anti-variólica.
d) provocava o surgimento de novos bairros que receberiam, desde o início, energia elétrica e saneamento básico.
e) implantava uma política habitacional e de saúde para as novas áreas de expansão urbana, em harmonia com o programa de ampliação dos transportes coletivos.

12- O movimento modernista brasileiro durante a década de vinte caracterizou-se pelo

a) existencialismo.
b) simbolismo.
c) estruturalismo.
d) nacionalismo.
e) concretismo.

13- "Num momento em que a Marinha se reforma e tenta assimilar as técnicas modernas, seu elemento humano e seu mecanismo disciplinar ainda são regulados por códigos dos séculos XVIII e XIX. Os maus-tratos se somam à freqüência dos castigos corporais. O trabalho é duro e excessivo."
(Edgard Carone - "A República Velha")



O texto acima diz respeito:
a) à Revolta da Armada do Almirante Custódio de Melo, que derrubou Deodoro da Fonseca.
b) à expedição que se dirigia à Bahia para combater Canudos.
c) à modernização da Marinha pelo Almirante Cochrane e eliminação dos maus-tratos.
d) às reclamações trabalhistas e por melhores condições de trabalho dos oficiais da Marinha.
e) à rebelião dos marinheiros chamada "Revolta da Chibata", comandada pelo "Almirante Negro", João Cândido.

14- A República Brasileira, na última década do Século XIX, caminhava para a consolidação da oligarquia dos coronéis-fazendeiros. A crise econômico-financeira agravava as condições de vida na cidade e no campo. A rebelião de Canudos pode ser entendida como movimento de:
a) hesitação dos mandatários políticos em desfechar medidas repressivas contra a gente oprimida.
b) tensão social agravada pela expulsão dos camponeses que atuavam nas frentes pioneiras catarinenses e paranaenses.
c) resistência da população sertaneja contra a estrutura agrário-latifundiária e as medidas repressivas oficiais.
d) descontentamento dos fanáticos que buscavam efetivar práticas liberais burguesas.
e) rebeldia dos jagunços que se opunham à rede de açudes e às campanhas de combate às secas.

15- É a parte física de um país e possui fronteiras:
a) Estado. b)Nação. c)Lugar. d)Governo. e)Território.

16- Consiste no povo de um país e sua cultura:
a)Estado. b)Nação. c)Lugar. d)Governo. e)Território.

17- Representa a organização política de uma sociedade:
a)Estado. b)Nação. c)Lugar. d)Território. e)Espaço.

18- Uma das opções abaixo NÃO representa uma razão para os conflitos regionais:
a)Razões étnicas. b)Razões religiosas.
c)Razões lingüístico-culturais d)Razões psicológicas.
e) Razões econômicas.

19- O elemento químico abaixo possui:
65Zn
30
a)a)65 prótons, b)30 massa c)30 elétrons
b)d)35 prótons e)30 prótons

20- Um elemento possui 25 prótons e 15 nêutrons. O seu número de massa será:
a)40 b)41 c)25 d)15 e)10

21- Tem-se um fenômeno químico quando:
a) uma amostra rochosa é pulverizada por meio de pressão
b) água é aquecida até á ebulição
c) o açúcar é dissolvido em água
d) um pedaço de chumbo é fundido.
e) um palito de fósforo é aceso.

22- Das alternativas abaixo, aquela que NÃO representa um fenômeno químico é:
a) dissolução de um comprimido efervescente em água.
b) evaporação das águas dos oceanos.
c) destruição da camada de ozônio
d) digestão dos alimentos no organismo humano.
e) queima de uma toalha de papel.

23- I __________ a teacher
a)are b)am not c) is d) not e) n.d.a.

24- I __________ study to pass the exams.
a)must b)must’t c) can d)can’t e) n.d.a.

25- I _____________ speak Portuguese.
a) can b) can’t c) am d) am not e) n.d.a.

26- Peter __________ a good student last.
a) were b) is c) was d) wore e)n.d.a

27- No paleolítico as pessoas utilizavam as pinturas feitas em rochedos e paredes de cavernas denominadas:

a) pré-histórico b) paleolítico

c) rudes d) painéis e) rupestres

28- Os expressionistas deformavam sistematicamente a realidade fugindo as regras tradicionais de equilíbrio da composição, regularidade e harmonia das cores. Estes artistas queriam transmitir em suas obras:

a)o pensamento racionalista e o formalismo da arte acadêmica.
b)o movimento e a fragmentação da era industrial.
c)as emoções e angustias humanas do século XX.
d)a geometrização e decomposição da forma.
e) n.d.a

29-Qual a tela de Candido Portinari que nos faz lembrar do esporte mais famoso no Brasil ?

a)Morro

b)Retirantes

c)Flautista

d)Futebol

e)N.d.a

30-A pintura denominada abstrata procurava, em seu inicio, exprimir um estado de espírito ou uma emoção somente por meio de linhas e cores. Dentre os precursores dessa tendência nas artes visuais pode-se citar:

a)Van Gogh c) Matisse b) Kandinsky d) Picasso e)n.d.a

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