terça-feira, 5 de agosto de 2008

Grupo de Estudos

CIEP BRIZOLÃO 252 – JOÃO BAPTISTA CAFFARO


ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E MELHORIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Responsabilidade: Ester Costa e Sidnea da Costa


PROPOSTA DE GEEMs – GRUPOS DE ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO

GEEFMs-GRUPOS DE ESTUDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL


*

Grupos de no máximo 06 alunos.
*

Selecionados a partir do questionário de orientação vocacional.
*

Objetivo: a efetivação de 5 horas de estudos dentro do espaço escolar e 3 horas de estudos dentro ou fora do espaço escolar; totalizando 8 horas diárias de estudos.
*

Finalidades: disciplinar para uma rotina de estudos organizada e preparar para o vestibular.
*

Competências: Caracterização e aprimoramento de um trabalho efetivo de autogestão, responsabilidade e compromisso dos alunos com uma rotina de estudos diária, respeitando as normas estabelecidas pela escola quanto ao uso e aproveitamento do espaço escolar
*

Organização do tempo: horário vago, infreqüência do professor, horário de recreio, contra-turno e/ou espaços extra escolares.
*

Organização do espaço: salas de aula, quadra, refeitório, pátio, biblioteca e outros que estejam disponíveis no momento.
*

Procedimento: tempo e espaço disponível sempre comunicado a OE a cada encontro para que este possa ser liberado aos alunos.
*

Registros: Ficha de Identificação do Grupo;Planilha de Conteúdos do Bimestre; Planilha de Controle de Freqüência e Desdobramentos dos Estudos; Planilha de Rendimento do Bimestre.
*

Atuação da OE: Pesquisa de Interesse (Questionário de Orientação Vocacional); organização dos GEEMs com base nas habilidades cognitivas dos alunos; orientação aos alunos participantes quanto aos procedimentos e técnicas de estudos necessárias para melhor aproveitamento, elaboração dos registros de organização e monitoramento do processo; analise e comparação dos dados registrados e dos resultados dos GEEMs com os resultados da turma; disponibilização dos resultados comparados à turma e para aos professores; inserção de novos interessados; acompanhamento dos avanços e dificuldades dos GEEMs durante todo o processo.


REGRAS GERAIS:

*

Por adesão.
*

Autogestão.
*

Sujeito às normas da instituição.
*

Monitoria compartilhada em grupos de discussão.
*

Registros arquivados na sala da OE.

Nenhum comentário: