terça-feira, 21 de outubro de 2008

\o/ Atenção! Isso é sério!!! \o/

Quando estamos a sós, é natural alguns trejeitos ou comportamento que em hipótese alguma teríamos com outras pessoas por perto .Coisas que só fazemos quando ninguém tá olhando ,sabe?

Também comum é as pessoas fazerem coisas a dois que em jamais gostariam de tornar do conhecimento público. Podemos citar a felação, quase todo tipo de filia, quando se é agredido ou se agride alguém, a lista é imensa.

É fácil perceber que todos temos o calcanhar de Aquiles. Podemos concluir então que todos estamos sujeitos a ser vítima do bullying ou, quando praticado na Internet, cyber bullying.

Mas o que é mesmo o bullying?

Bullying é uma palavra de origem inglesa cujo significado original é ser vítima de algum valentão (bully em inglês). A Internet fez com que o bullyng não dependesse mais da valentia, pois passou a ser feito no anonimato e até pessoas bastante covardes podem estar por trás de ações envolvendo cyber bullying.

Se antes as ações bullying envolviam agressões físicas, atualmente as ações cyber bullying são ataques a reputação da vítima. O paradoxo do bullying é que na maioria das vezes o atacante não faz mais que... expor um fato ou verdade.Mas muitas vezes o atacante utiliza-sa de caracterśticas físicas da pessoa atacada para insultá-la.Vamos supor alguém cujo rosto lembre o do macaco probóscis das florestas da Ásia. Não será difícil a pessoa ser chamada na escola de "cara de macaco":




Ou quem sabe, cara de cachorro:


Estas associações são inevitáveis e todo mundo faz, mas nem sempre verbaliza. Todos em algum momento das nossas vidas já comparamos o corpo ou parte do corpo de alguém com algum objeto ou animal. Quatro olhos, orelha de abano, dente de coelho, maneta, perneta, Raimunda, corpinho de violão, baleia. Estes nomes lhe trazem alguma recordação?

Provavelmente isso lhe inspira vários perjorativos:


Quem nunca falou da "barriga de tanquinho"?



O mal que o cyber bullying faz as suas vítimas é proporcional a auto-imagem das mesmas.

O cyber bullying faz isso: pega uma verdade da vítima e expõe para todo o mundo de forma exagerada e ridicularizada ,quase como uma caricatura.Como por exemplo:


É considerado o nascimento do cyber bullying o caso do jovem canadense Ghyslain Raza, mas conhecido como Star Wars Kid. O que ele fez? Gravou em vídeo a si mesmo em uma atuação medíocre com o sabre de luz da série Star Wars. Este vídeo foi descoberto por um amigo da escola que tratou de divulgá-lo nas redes P2P (o Youtube! ainda não existia).

No Brasil podemos citar o caso do jovem Thiago Arruda ,19 anos ,Ponta Grossa (PR).Em 2007 Thiago se suicidou por causa de uma comunidade no Orkut.

O rapaz foi chamado virtualmente de "homossesual e pedófilo", e foi agredido fisicamente.

Pela internet, o rapaz avisou que se as ofensas continuassem, se mataria. A resposta de um dos agressores ,por mais cruel que pareça ,foi uma dica de como se matar: inalando monóxido de carbono também conhecido como gás de sńtese . Thiago foi achado morto na garagem da casa dele, depois de ter se intoxicado pelo gás. Os responsáveis foram identificados, mas ninguém foi preso.

Samuel, de 17 anos ,Silva Jardim morreu depois de ser espancado dentro de uma sala de aula por causa de um corte de cabelo. De acordo com parentes ,ele que estudava na Escola Municipal Professora Vera Lúcia Pereira, em Silva Jardim, foi agredido por mais de dez rapazes depois de ter feito um novo corte de cabelo. A brincadeira de dar 'tapas' na cabeça já é comum na maioria das escolas, é o chamado "selinho" ou "pedala-robinho".

"- Esses meninos tinham mania de quando a criança cortasse cabelo, eles tinham uma brincadeira de dar tapinha, dar soco na cabeça. (...) Eles começaram a dar tapinhas, socos, e ele achou ruim. Então eles pegaram e juntaram mais de dez meninos e começaram a espancar ele dentro da sala de aula" - contou a prima de Samuel, Patrícia Teles.


Algumas pessoas não aceitam muito bem as implicâncias e matam por vingança o praticante .Os assassinatos em uma escola dos EUA causados por um jovem coreano que era constantemente caçoado pela sua origem ,é um exemplo.

Então aqui vai um aviso e é sério evitem implicâncias .Todo mundo é diferente e não vale à pena por em risco a sua vida e de outras pessoas por coisas sem sentido.


"Brincadeira sem graça é aquela que só você faz ,e só você ri."
(Lucas Nascimento)

Um comentário:

Anônimo disse...

Pow,Manero esse post .
Essa parada de ficar caçoando dos outros alunos é muito chato e as pessoas não vêem que isso pode acabar prejudicando muito alguém .
É bom saber que o ciep faz a sua parte...
vlw