terça-feira, 20 de julho de 2010

Série Especial: Rede Sociais


Episódio 1: Geração WWW

Hoje em dia é praticamente impossível não associar tecnologia à Educação. Sabe por quê? Estamos mergulhados em downloads, viciados em vídeo-game e surdos para qualquer coisa que não toque em um aparelho de MP3. Já que estamos, totalmente, inseridos nesse universo, por que não levarmos algumas novidades para a sala de aula? Afinal, todo mundo sabe que o brasileiro é bom na arte de se relacionar. Com algumas ferramentas simples, você pode ser um participante ativo no processo de aprendizagem. Quer um exemplo? Que tal pesquisar, escrever e compartilhar seus estudos sobre história, geografia, literatura com alunos de todo o país?

Existe uma ferramenta chamada wiki que facilita a criação de páginas interligadas e que qualquer um pode editar. A enciclopédia livre Wikipédia, surgiu desse conceito. Por que não fazer uma da sua turma? Comece pensando num tema. E chame os amigos e os professores para discutir e pesquisar. Bater papo no MSN não é novidade para ninguém, mas e fazer trabalhos em grupo? Tirar dúvidas sobre um assunto com um professor de outro Estado? A sua rede de relacionamento virtual pode trazer benefícios para o mundo real. Mas deve ser administrada com atenção.

Segundo a professora e Mestre em Educação pela UFRGS, Suzana Gutierrez, os perigos existem porque não sabemos ao certo quem está do outro lado do computador. E adverte. “A interação online é muito absorvente e pode ocupar o espaço de outros tipos de relacionamento social importantes como as atividades esportivas e o lazer”.
Se começarmos a falar das diversas redes sociais online não terminaremos mais. Existem as redes sociais como Orkut e Facebook, existem aquelas com suporte em blogs e os wikis, além de outras apoiadas por sites de grupos de discussão e fóruns, sites de troca de arquivos, sites de compartilhamento de música, vídeo, imagens etc. Suzana explica que essas redes podem ser usadas no cotidiano da Educação. “No meu entender, as redes podem ser usadas seja pela dimensão comunicativa ou pela adesão dos alunos que já estão lá. Mas elas apresentam vantagens e desvantagens. Por exemplo, se o objetivo for o contato e a realização de atividades colaborativas, os wikis são mais adequados que uma comunidade no Orkut”.
Para os tímidos de plantão, a participação nas redes sociais pode ser uma bela ajuda para a aproximação com outros alunos. E inclusive a apresentação de seus trabalhos escolares. Usar um weblog pode facilitar a sua expressão escrita, artística etc. Você como blogueiro, pode acrescentar recursos na sua página e se ligar a outros blogs construindo sua rede social a partir do conhecimento. “O blog pode abrir espaço para pesquisas, dando visibilidade, alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola, as famílias e até a comunidade”, acrescenta a professora.

Então, o que você está esperando? Mãos à obra!

Fonte: Conexão Aluno / Adaptação: Gabriel Martins

Nenhum comentário: